A 18a rodada do Campeonato Brasileiro da Série A foi muito boa para os três primeiros colocados. O Grêmio venceu o lanterna Ipatinga pela contagem mínima com gol do atacante colombiano Perea. O Cruzeiro, em mais uma ótima apresentação, bateu o Internacional por 2 a 0 no Mineirão e, por fim, o Palmeiras recebeu o Vitória e ganhou de 3 a 0. Os três líderes do campeonato contaram com derrotas de Flamengo, Vitória e São Paulo para abrirem um pouco mais de distância.
A briga pelo título nesse ano, ainda que estejam faltando 20 partidas para o fim da competição, mostra algo que reflete muito importante e interessante no cenário nacional: a descentralização do futebol competitivo. Nunca, nos últimos anos, tivemos tantas equipes de diferentes regiões do território nacional brigando pela ponta de cima da tabela.
Foi interessante a conquista da Copa do Brasil pelo Sport, um time pernambucano, muito longe dos principais holofotes que ficam sobre o futebol brasileiro. O primeiro time já confirmado na Libertadores de 2009 poderia muito bem fazer uma campanha pífea, apenas preocupado em escapar do rebaixamento. Mas preferiu tentar fazer o que o Fluminense fez no ano passado: ter o melhor desempenho possível. O time carioca colheu os frutos do bom trabalho no segundo semestre do ano passado ao chegar na final da competição continental. E o mesmo pode acontecer com o Sport, que tem tudo para conquistar pontos importantes, sobretudo jogando na Ilha do Retiro.
É extremamente interessante a corrida de Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras pelo topo, com mais três equipes que os acompanham de perto e mais três ou quatro que correm por fora. Tratando-se de uma competição nacional, é muito satisfatório ver equipes de diferentes lugares do Brasil se destacando.
Nos últimos dez anos da Série A, houve um grande domínio de equipes paulistas, que quando não ganhavam o título, conquistavam o vice-campeonato (ou, em alguns casos, acontecia as duas coisas). Na melhor das hipóteses, uma equipe de algum outro estado também participava da briga pelo título, mas era sempre contra algum representante paulista.
Mas 2008 têm sido um ano completamente atípico. Para começo de conversa, um grande paulista - Corinthians - não está na elite, enquanto outro - Santos - está fazendo de tudo para jogar a segundona em 2009. Palmeiras e São Paulo, representantes do estado que dominou o Brasil na última década, estão no G4, mas não estão sozinhos nas primeiras colocações. Um gaúcho e um mineiro estão na frente, enquanto um baiano e um carioca vêm logo na sequência. Some a isso a empolgante reação do Botafogo, que começa a sonhar com vaga na Libertadores, uma ótima campanha do Coritiba, campeão da Série B no ano passado, e o Internacional, time que fez as melhores contratações e que pode estourar a qualquer momento.
Mais interessante que isso? Só se comemorarmos o fato de que, finalmente, teremos - ao que tudo indica - um campeonato emocionante e equilibrado. Nos últimos dois anos, o São Paulo dominou sem dar chances aos outros concorrentes. Em 2003, o Cruzeiro também não teve muitas dificuldades. Já em 2005, ano de muita polêmica, Corinthians e Internacional disputavam dentro e, principalmente, fora de campo, quem ficaria com o título. Esse foi um campeonato a parte, que merece uma discussão a parte...
Aos que pensam que o futebol brasileiro se concentra no eixo Rio-São Paulo, esse primeiro turno do Brasileirão serve para que muitas idéias sejam repensadas. Pela primeira vez em muitos anos, temos um campeonato nacional que merece nossa atenção para equipes dos mais diversos cantos do Brasil.
Resultados da Rodada: Atlético-PR 2 x 0 Náutico, Grêmio 1 x 0 Ipatinga, Sport 2 x 0 Portuguesa, Goiás 2 x 1 Flamengo, Vasco 0 x 2 Coritiba, Santos 2 x 3 Atlético-MG, Fluminense 3 x 1 São Paulo, Cruzeiro 2 x 0 Internacional, Figueirense 1 x 2 Botafogo, Palmeiras 3 x 0 Vitória.
Classificação: 1) Grêmio: 38 pontos - 2) Cruzeiro 36 pontos - 3) Palmeiras: 34 pontos - 4) São Paulo: 30 pontos - 5) Vitória: 29 pontos - 6) Coritiba: 29 pontos - 7) Flamengo: 28 pontos - 8) Botafogo: 28 pontos - 9) Sport: 27 pontos - 10) Internacional: 25 pontos - 11) Atlético-MG: 24 pontos - 12) Figueirense: 24 pontos - 13) Goiás: 23 pontos - 14) Atlético-PR: 20 pontos - 15) Vasco: 19 pontos - 16) Portuguesa: 19 pontos - 17) Náutico: 18 pontos - 18) Santos: 17 pontos - 19) Fluminense: 16 pontos - 20) Ipatinga: 13 pontos.
2 comentários:
grêmio, aposto minhas calças!
Já eu aposto no Corinthians!
e q será campeao com algumas rodadas de antecedencia hahahah
Postar um comentário