domingo, 22 de junho de 2008

Tríplice Liderança

Após 7 rodadas, o Campeonato Brasileiro da Série A confirma as grandes expectativas que o foram criadas antes do início da competição. Três times aparecem na primeira posição, mas são seguidos de perto por outros clubes que também têm chance de brigar pelo título.

Cruzeiro e Flamengo já mostravam nas primeiras fases da Libertadores que, quando o campeonato brasileiro começasse, disputariam a ponta da tabela. E não deu outra: são duas das equipes que lideram a competição. Ambos vinham de tropeço na última rodada, mas conseguiram se reerguer com boas vitórias nessa rodada. E quem se aproveitou das derrotas dos mineiros e cariocas na última rodada para embolar de vez a liderança da Série A foi o Grêmio. O time liderado por Roger deu seqüência à sua série de vitórias ao golear o Atlético Paranaense e também atingiu os 16 pontos - mesma pontuação de Cruzeiro e Flamengo.

Palmeiras e São Paulo também venceram e se aproximaram dos líderes. O tricolor conseguiu a terceira vitória consecutiva ao derrotar no Morumbi o Sport por 1 a 0 e agora soma 12 pontos, um a menos que o Palmeiras, que derrotou o Vasco fora de casa por 2 a 0, em uma tarde muito feliz da sua dupla de ataque Kléber/Alex Mineiro. Entretanto, a dupla de paulistas está atrás do Náutico, que bateu o Atlético Mineiro por 2 a 1 e surpreendentemente se encontra na 4a posição, com 14 pontos. Portuguesa e Vitória, times recém-chegados da Série B, também fazem boa campanha, figurando na parte de cima da tabela. Ambos possuem 11 pontos.

Na parte debaixo da tabela, o sinal amarelo permanece ligado na Vila Belmiro. O Santos recebeu o Goiás - que não ganhava de ninguém - e tomou 4 a 0. Ambos os times estão na zona do rebaixamento, acompanhados de Ipatinga e do lanterna Fluminense. O time carioca, finalista da Libertadores, perdeu novamente e tem apenas dois pontos.

Se no ano passado, era difícil duvidar que o São Paulo seria o campeão brasileiro sem muitas dificuldades, nesse ano temos uma disputa muito equilibrada. Existem pelo menos seis times com capacidade de disputar o título. Mas nunca é demais lembrar que muita coisa pode mudar quando a janela para contratação no futebol europeu se abrir. Muitos times poderão perder peças importantes. Por hora, o campeonato está sendo muito bom. Como muitos previam, o equilíbrio é absoluto.

Confira os resultados da 7a Rodada: Cruzeiro 3X0 Figueirense, São Paulo 1X0 Sport, Botafogo 0X1 Portuguesa, Ipatinga 1X3 Flamengo, Vitória 2X1 Internacional, Vasco 0X2 Palmeiras, Grêmio 3X0 Atlético-PR, Náutico 2X1 Atlético-MG, Santos 0X4 Goiás, Coritiba 2X1 Fluminense.

Classificação:
1° Flamengo - 16 pontos (9 gols de saldo, 16 gols pró)
2° Grêmio - 16 pontos (9 gols de saldo, 12 gols pró)
3° Cruzeiro - 16 pontos (8 gols de saldo)
4° Náutico - 14 pontos
5° Palmeiras - 13 pontos
6° São Paulo - 12 pontos
7° Vitória - 11 pontos (2 gols de saldo)
8° Portuguesa - 11 pontos (0 gol de saldo)
9° Coritiba - 9 pontos (1 gol de saldo)
10° Atlético-MG - 9 pontos (-1 gol de saldo)
11° Atlético-PR - 8 pontos (1 gol de saldo)
12° Vasco - 8 pontos (-1 gol de saldo)
13° Sport - 8 pontos (-2 gols de saldo)
14° Figueirense - 8 pontos (-9 gols de saldo)
15° Internacional - 7 pontos (-3 gols de saldo, 8 gols pró)
16° Botafogo - 7 pontos (-3 gols de saldo, 6 gols pró)
17° Goiás - 6 pontos
18° Ipatinga - 5 pontos (rigorosamente empatado com o Santos)
19° Santos - 5 pontos (rigorosamente empatado com o Ipatinga)
20° Fluminense - 2 pontos

Nenhum comentário: